Os santos são aqueles, que mesmo humanos como nós, valem-se da bondade e misericórdia do Senhor e alcançam assim a santidade. Portanto, é inteligente que nos inspiremos em suas vidas e em seus ensinamentos para também sermos santos. Hoje conheceremos 8 conselhos práticos e rápidos do Santo e Doutor da Igreja João da Cruz.
1- “Quanto mais te apartas das coisas terrenas, mais te aproximas das celestiais e mais te achas em Deus”.
A palavra de Deus diz que “o Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17,21), portanto “aprende a desprezar as coisas exteriores e entrega-te às interiores, e verás chegar a ti o Reino de Deus.” (Imitação de Cristo – Livro Segundo/Cap.1).
2- “Quem a tudo souber morrer terá vida em tudo”
Essa é a lógica de Jesus, perder para ganhar, ou seja, dar tudo por Aquele que tudo é.
“Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.” (Marcos 8,35)
O jovem rico retirou-se da presença de Jesus com tristeza no coração, pois não teve coragem de entregar tudo o que tinha a fim de ser “perfeito”.
3- “Aparta-te do mal, faze o bem e busque a paz”
Uma vida sem objetivos é uma vida vazia. Já dizia o filósofo Séneca, “não há vento favorável para quem não sabe onde deseja ir”. Sendo assim, precisamos definir e fugir daquilo que nos afasta do alcance dos nossos objetivos. Na busca pela santidade, lute contra tudo que te afasta de Deus.
4- “Quem se queixa e murmura não é perfeito, nem mesmo bom cristão”
Para tudo na vida há um tempo e um sentido ideal, não cabe a nós reclamarmos do que acontece ou deixa de acontecer, pelo contrário, “sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.” (Eclesiástico 2,3).
5- “É manso quem sabe suportar o próximo e tolerar-se a si mesmo”.
“Suportar” pode ser interpretado como “dar suporte”, portando, não trata-se apenas de “aturar” alguém, mas sim ser suporte para que o outro possa crescer, de ama-lo. “Tolerar-se” consiste no “conhece-te, aceita-te e supera-te” de Santo Agostinho. A partir do momento que nos reconhecemos miseráveis somos banhados pela misericórdia, com paciência e respeito aos nossos processos nos tornamos mais fortes em Deus.
6- “É humilde quem se esconde em seu próprio nada e sabe abandonar-se em Deus”.
Não somos o que os outros pensam, mas sim o que o nosso Senhor pensa sobre nós, portanto deixemos humildemente que as máscaras caiam e encontremos a nossa essência em Deus. “Miserável serás, onde quer que estejas e para onde quer que te voltes, se não te voltares para Deus.” (Imitação de Cristo – Livro 1/Cap.22)
7- “Quem confia em si mesmo é pior que o demônio”.
O pecado entrou no mundo através do orgulho da serpente e da desobediência de Adão e Eva que comeram do fruto proibido com o intuito de “serem como deuses” (Gênesis 3,5). Quando confiamos em nós mesmos corremos o risco de revivermos essa mesma cena, mas confiando plenamente em Deus a nossa fraqueza se converte em força: “pois quando me sinto fraco então é que sou forte” (II Coríntios 12,10b)
8- “Quem não ama o próximo a Deus aborrece”.
No próximo está a face chagada de Cristo, o bem que fazemos ao irmão fazemos ao próprio Jesus que nos deu o mandamento de amar. Precisamos aprender a ver a vida cotidiana e nossos irmãos com os mesmos olhos que Cristo os olha, com o mesmo semblante cheio de amor.
São João da Cruz, rogai por nós.