Salve Maria Virgem Fiel.
Quantos de nós ficamos super entusiasmados com algo, mas ao surgir as primeiras dificuldades abandonamos tudo? Você já passou por isso? Neste artigo meditaremos sobre a fidelidade e a Santa Mãe de Deus!
Jesus vem nos lembrar no Evangelho segundo São Mateus:
“Dizei somente: ‘Sim’, se é sim; ‘não’, se é não. Tudo o que passa além disso vem do Maligno.” (Mt 5,37)
Quantas vezes o nosso “sim” entusiasmado a Deus se transformou em um “não” a Ele? Quantas vezes o nosso “não” ao mundo, as nossas renúncias, se transformaram em um “sim” ao pecado? As desculpas podem ser várias, diversas dificuldades podem ter surgido. As vezes podemos até pensar: “Ah, mas não foi nada de mais, só uma pequena negligência”. Entretanto, assim como não pode ser pequeno o que agrada um Deus tão grande, também não pode ser pequeno o que desagrada um Deus tão grande. Vemos essas negligências como pequenas porque não temos real noção de seu tamanho, nossa visão é turva.
Ao dizer o seu “sim” a Deus a Virgem Maria tinha isso em mente: “Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’. ” (Lc 1, 38). Esse, “sim, faça-se” foi eterno, tanto que nós a saudamos como: “Ave Maria Virgo Fidelis” (Ave Maria, Virgem Fiel).
Nossa Senhora perseverou em todas as dificuldades, e não pense que foram poucas, antes mesmo de Jesus nascer a Santa Mãe de Deus já enfrentava incompreensões, cansaço das viagens e não foi acolhida no dia de seu parto, por exemplo. E quando seu Divino Filho nasceu ela logo recebeu a profecia de Simeão:
“Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: ‘Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma’. ” (Lc 2, 34-35)
Sabendo de tudo isso, a Virgem Maria guardava todas essas coisas em seu coração (Lc 2, 51). E perseverava, mesmo sabendo que um dia seu Filho seria transpassado por uma lança e que ela sofreria junto com Ele tais dores. Quando esse dia chegou, ela também foi fiel, permanecendo junto à cruz:
“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. ” (Jo 19, 25)
E tem mais, a Virgem Maria aguardou a Ressureição de seu Filho, como Ele havia prometido. E também foi perseverante na espera da vinda do Paráclito, o Espírito Santo:
“Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus” (At 1, 14)
Diante do “sim” daquela que é perfeita aos olhos do Pai podemos refletir sobre a nossa perseverança nas respostas que damos a Deus. Será que estamos sendo fieis?
Em sua Carta aos Amigos da Cruz São Luís Maria Grignion de Montfort escreve um apelo de Jesus: ‘’São muitos os amigos de minha mesa, mas poucos os amigos de minha Cruz’’.
Jesus deseja ser nosso amigo, Ele é sempre fiel conosco, e não pode deixar de ser, mesmo diante das nossas infidelidades: “Se formos infiéis… Ele continua fiel, e não pode desdizer-se” (2 Tm 2, 13b). Vamos corresponder a amizade e fidelidade de Jesus ou vamos procura-Lo na hora do banquete e fugir na da Cruz?
É preciso de coragem e decisão para dizer um sim que seja sim e um não que seja não. Muitas vezes a realidade da nossa vida não será fácil, mas mesmo nas mais diversas situações podemos encontrar sentido para ser fiel e perseverante e ver que isso vale muito mais a pena.
Não foi isso que fez a Virgem Maria? Ela perseverou no momento mais doloroso da sua vida, ela continuou fiel mesmo com o coração e a alma dilacerados ao ver seu Filho pregado em uma cruz. Ela sabia que era necessário que tudo isso acontecesse, pois só aquele Precioso Sangue poderia redimir a humanidade, poderia salvar a mim e a você! Quantas vezes deixamos de perseverar, só porque surgiram certas dificuldades, sendo que no final todo o esforço seria recompensado?
Já dizia Santa Teresa d’Ávila que, “muito custa o que muito vale”! Não tenha medo, pois afinal, é Deus quem nos sustenta!
Sejamos perseverantes a exemplo da Virgem Maria.
Muito bonito o trabalho que fazem. Parabéns pelo empenho e dedicação; que Nossa Senhora interceda junto a Jesus por este apostolado e por todos que fazem parte dele.
Deixe um comentário