Sobre nós  Contatos

Como ser constante?

Antes de ler esse artigo você precisa saber de uma coisa… você já é constante! 

Eu acredito que você seja constante (pelo menos) em: tomar banho, escovar os dentes, almoçar, jantar, olhar as redes sociais e assim por diante. Portanto, uma coisa é certa, você sabe ser constante. Mas, se está lendo esse artigo é porque não consegue ser constante naquilo que realmente importa. 

Existe uma faculdade da nossa alma chamada VONTADE. E se não a educarmos, podemos nos rebaixar ao nível dos animais, algo que vai contra a nossa própria natureza como seres humanos. 

Um animal sempre faz aquilo que ele tem vontade de fazer. Se ele está com fome, ele vai comer; se ele está no cio, ele vai acasalar; se ele se sente ameaçado, ele vai fugir e assim por diante. Mas Deus concedeu ao homem algo a mais, Deus nos deu inteligência, assim, nós podemos guiar a nossa vontade racionalmente e não sermos escravos dela. 

É por isso que o ser humano é capaz do amor e do sacrifício. Uma mãe pode estar cansada, e mesmo que ela não tenha a mínima vontade de levantar de madrugada para alimentar seu filho que está chorando, ela vai.

Portanto, meu caro amigo, saiba que ser constante naquilo que realmente importa vai exigir de você: DECISÃO! 

A conquista da virtude da constância — assim como todas as outras — exige sacrifício. E eu não vou mentir para você, não é fácil. Mas, eu quero te ajudar para tornar isso mais simples do que você imagina. 

Aqui na Missão Jovens da Cruz nós aprendemos uma forma de viver a constância que tem nos ajudado muito: ter tarefas simples. Não há problema nenhum em começar com pequenas metas, pequenos objetivos que você sabe que estão ao seu alcance.

Portanto, independente do hábito que você queira começar a ter, comece pelo simples. Você quer ler mais? Então leia ao menos 20 minutos por dia. Você quer ir mais vezes à Santa Missa? Então escolha um dia para ir além do Domingo. Você quer praticar atividade física? Inicie com uma ou duas vezes na semana.

É melhor ter tarefas simples e ser constante nelas do que ter grandes metas que você nunca cumpre. A constância sempre vence a intensidade. Ler 20 minutos todos os dias é bem melhor do que ler 1 hora inteira de vez em nunca.

Elaborando pequenas metas que estão ao seu alcance, você nunca terá desculpas para não cumpri-las. E além disso, aos poucos suas metas poderão ficar cada vez maiores.

“Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas o será também nas grandes.” (Lucas 16, 10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center